MISSÃO - VISÃO - VALORES - ATUAÇÃO - RESPONSÁVEIS

Nossa Missão: Viver o Evangelho, de maneira a testemunhar nosso Amor e dedicação às Pessoas com Deficiências, visando a inclusão social em todo e qualquer segmento: na família, escola, igreja, trabalho, e comunidade em geral.





Nossa Visão: Que toda pessoa com deficiência venha a ser reconhecida como filha de Deus, que nos criou segundo Sua Imagem e Semelhança, e que por isso, seja digna e merecedora das Bênçãos e Graças deste Deus Uno e Trino.





Nossos Valores: Ética e compromisso Cristão, estudo e aprofundamento nos ensinos da Doutrina Católica Apostólica Romana, estudo e discernimento quanto às ciências que buscam a valorização da vida.





Nossa Atuação: Encontros de Formação Espiritual e Pessoal; Reflexões de Crescimento Espiritual; Participação e Atuação nas liturgias; Catequese Especial e de Inclusão; Atuação Profissional, com fins Terapêuticos e de Estimulação.





Responsável: Maria Angelita - psicóloga/Coordenadora. CRP 06/22728-5.

sábado, 11 de setembro de 2010

"DIGNIDADE E DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA /2004 - por Angelita

TRECHOS TIRADOS DA MENSAGEM DO PAPA JOÃO PAULO II

AOS PARTICIPANTES NO CONGRESSO INTERNACIONAL

SOBRE "DIGNIDADE E DIREITOS

DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA /2004

O deficiente não é uma pessoa de um modo diferente dos outros, por isso, ao reconhecer e promover a sua dignidade e os seus direitos, nós reconhecemos e promovemos a dignidade e os direitos nossos e de todos.

Uma sociedade que desse espaço unicamente aos membros plenamente funcionais, totalmente autônomos e independentes não seria uma sociedade digna do homem.

Uma forma sutil de descriminação está presente também nas políticas e nos projetos educativos que procuram ocultar e negar as imperfeições da pessoa deficiente, propondo estilos de vida e objetivos não correspondentes à sua realidade e, no fim, frustrantes e injustos. Com efeito, a justiça requer que nos coloquemos à escuta atenta e amorosa da vida do próximo e que respondamos às necessidades singulares e diversas de cada um, tendo em consideração as suas capacidades e limites.

Talvez mais do que outros doentes, os sujeitos mentalmente atrasados precisam de atenção, de afeto, de compreensão, de amor: não os podemos deixar sós, quase desarmados e inermes, na difícil tarefa de enfrentar a vida.

Demonstrar à pessoa deficiente que é amada significa revelar que ela, aos nossos olhos, tem valor.

A escuta atenta, a compreensão das necessidades, a partilha dos sofrimentos, a paciência no acompanhamento são outras formas de introduzir a pessoa deficiente numa relação humana de comunhão, para lhes fazer compreender o seu valor, para tomarem consciência da sua capacidade de receber e doar amor.

Portanto, para a pessoa deficiente, assim como para qualquer outra pessoa humana, não é importante fazer o que os outros fazem, mas fazer o que é deveras bem para ela, praticar cada vez mais as próprias riquezas, responder com fidelidade à própria vocação humana e sobrenatural.

E assim, o Grupo Vem Ser Feliz faz-se solidário a este pensamento, e pretende propagar esta idéia: Vamos juntos trabalhar para a valorização da pessoa humana, independente de seus limites e/ou capacidades.

por Angelita

Nenhum comentário:

Postar um comentário