Bastante enriquecedora foi a discussão sobre Inclusão promovida pela Equipe de Liderança da EMEI do D. Pedro I, sob coordenação da psicóloga do Grupo Vem Ser Feliz da Paróquia Espírito Santo:
Refletimos sobre a Valorização da Pessoa como um todo, com ênfase na importância do autoconhecimento e superação de limites da equipe de educadores, antes mesmo de se pensar em compreender as limitações e possibilidades de seus alunos.
Refletimos sobre a importância de ter no aluno o reconhecimento de sua participação enquanto grupo, e especialmente respeitando a identidade pessoal e social de cada um deles.
Buscamos entender o papel da família como com função principal neste processo, bem como a função intermediadora e facilitadora da escola, entendendo que se esta tem um tempo estimado para conseguir resultados, a família necessita, às vezes, um tempo maior para aceitação e compreensão sobre as limitações de seus filhos; além de que, precisamos vencer nossas próprias expectativas e frustrações, uma vez que nem sempre teremos apenas resultados positivos com todos os alunos, e que devemos considerar a importância de se formar vínculos de afetividade, facilitando o envolvimento e consequentemente, melhorando a relação aluno/professor/escola.
Assim, nos fortalecemos a todos:
Alunos – com ambiente facilitador e estimulação adequada.
Professores – certos de serem ativos colaboradores no processo de desenvolvimento de seus alunos; além de conscientes e responsáveis pelo Dom de ensinar.
Escola – cumprindo a missão de ensinar a todos, indistintamente.
Família- certos de terem a quem compartilhar.
Comunidade em geral – vivendo em harmonia, com consideração e respeito a todos.
“Se conviver com a Pessoa com Deficiência ainda é um desafio, cabe a cada um de nós, acordar e acreditar, para fazermos juntos, com que este desafio se torne uma feliz realidade”.
O compromisso precisa ser de todos... (Angelita)
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