MISSÃO - VISÃO - VALORES - ATUAÇÃO - RESPONSÁVEIS

Nossa Missão: Viver o Evangelho, de maneira a testemunhar nosso Amor e dedicação às Pessoas com Deficiências, visando a inclusão social em todo e qualquer segmento: na família, escola, igreja, trabalho, e comunidade em geral.





Nossa Visão: Que toda pessoa com deficiência venha a ser reconhecida como filha de Deus, que nos criou segundo Sua Imagem e Semelhança, e que por isso, seja digna e merecedora das Bênçãos e Graças deste Deus Uno e Trino.





Nossos Valores: Ética e compromisso Cristão, estudo e aprofundamento nos ensinos da Doutrina Católica Apostólica Romana, estudo e discernimento quanto às ciências que buscam a valorização da vida.





Nossa Atuação: Encontros de Formação Espiritual e Pessoal; Reflexões de Crescimento Espiritual; Participação e Atuação nas liturgias; Catequese Especial e de Inclusão; Atuação Profissional, com fins Terapêuticos e de Estimulação.





Responsável: Maria Angelita - psicóloga/Coordenadora. CRP 06/22728-5.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DISCUTINDO INCLUSÃO - por Angelita

Bastante enriquecedora foi a discussão sobre Inclusão promovida pela Equipe de Liderança da EMEI do D. Pedro I, sob coordenação da psicóloga do Grupo Vem Ser Feliz da Paróquia Espírito Santo:

Refletimos sobre a Valorização da Pessoa como um todo, com ênfase na importância do autoconhecimento e superação de limites da equipe de educadores, antes mesmo de se pensar em compreender as limitações e possibilidades de seus alunos.
Refletimos sobre a importância de ter no aluno o reconhecimento de sua participação enquanto grupo, e especialmente respeitando a identidade pessoal e social de cada um deles.

Buscamos entender o papel da família como com função principal neste processo, bem como a função intermediadora e facilitadora da escola, entendendo que se esta tem um tempo estimado para conseguir resultados, a família necessita, às vezes, um tempo maior para aceitação e compreensão sobre as limitações de seus filhos; além de que, precisamos vencer nossas próprias expectativas e frustrações, uma vez que nem sempre teremos apenas resultados positivos com todos os alunos, e que devemos considerar a importância de se formar vínculos de afetividade, facilitando o envolvimento e consequentemente, melhorando a relação aluno/professor/escola.

Assim, nos fortalecemos a todos:

Alunos – com ambiente facilitador e estimulação adequada.

Professores – certos de serem ativos colaboradores no processo de desenvolvimento de seus alunos; além de conscientes e responsáveis pelo Dom de ensinar.

Escola – cumprindo a missão de ensinar a todos, indistintamente.

Família- certos de terem a quem compartilhar.

Comunidade em geral – vivendo em harmonia, com consideração e respeito a todos.

“Se conviver com a Pessoa com Deficiência ainda é um desafio, cabe a cada um de nós, acordar e acreditar, para fazermos juntos, com que este desafio se torne uma feliz realidade”.

O compromisso precisa ser de todos... (Angelita)




Nenhum comentário:

Postar um comentário