MISSÃO - VISÃO - VALORES - ATUAÇÃO - RESPONSÁVEIS

Nossa Missão: Viver o Evangelho, de maneira a testemunhar nosso Amor e dedicação às Pessoas com Deficiências, visando a inclusão social em todo e qualquer segmento: na família, escola, igreja, trabalho, e comunidade em geral.





Nossa Visão: Que toda pessoa com deficiência venha a ser reconhecida como filha de Deus, que nos criou segundo Sua Imagem e Semelhança, e que por isso, seja digna e merecedora das Bênçãos e Graças deste Deus Uno e Trino.





Nossos Valores: Ética e compromisso Cristão, estudo e aprofundamento nos ensinos da Doutrina Católica Apostólica Romana, estudo e discernimento quanto às ciências que buscam a valorização da vida.





Nossa Atuação: Encontros de Formação Espiritual e Pessoal; Reflexões de Crescimento Espiritual; Participação e Atuação nas liturgias; Catequese Especial e de Inclusão; Atuação Profissional, com fins Terapêuticos e de Estimulação.





Responsável: Maria Angelita - psicóloga/Coordenadora. CRP 06/22728-5.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

TRAJETÓRIA DO GRUPO VEM SER FELIZ - por Angelita

Maio de 1999 - O grande chamado de Deus na Missa das crianças pelo Dia das Mães: Durante o Ano, preparação e amadurecimento através de orações pessoais, buscando discernimento sobre o chamado.

Maio de 2000 – Jubileu das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Grande celebração na Paróquia Espírito Santo, envolvendo agentes da Pastoral da Saúde, Pastoral Litúrgica e muitas outras pessoas da comunidade.

A partir desta data, encontros semanais de orações e reflexões, buscando a compreensão sobre a convivência da Pessoa com deficiência na família, escola, igreja e comunidade em geral.

Agosto de 2002 – Início da Catequese Especial: Seguindo as orientações do Projeto Alicerce, desenvolvido em toda diocese de São José dos Campos, e acompanhando a realidade local de nossa paróquia, realizamos uma catequese de convivência, onde os catequizandos são preparados para receberem os sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Desde então, este trabalho é realizado pela Pastoral de Catequese Infantil, com acompanhamento do Grupo Vem ser Feliz que até 2008 oferecia acompanhamento às famílias durante os encontros catequéticos.

Abril de 2003 – Início de Oficinas Psicoterapêuticas: Trabalho voluntário de tratamento Psicológico oferecido às Pessoas com deficiências bem como orientação psicológica às suas famílias. Este trabalho teve início na Paróquia, continuando, voluntariamente, no consultório particular da idealizadora do Projeto, após período de reformas na paróquia.

Maio de 2003 – Realização do Encontro Conversando Sobre Deficiências: Evento que reuniu no Auditório da Câmara Municipal, várias Instituições da cidade que na época atuavam com Pessoas com deficiências.

Agosto de 2003 – Inauguração do que veio a se chamar Espaço Vem Ser Feliz Clínica Psicológica. Seguindo as regras e normas de funcionamento enquanto clínica de psicologia, bem como buscando uma postura de atuação ética cristã, continuamos com as oficinas psicoterapêuticas, e por necessidade das famílias, passamos a oferecer atendimento diário de estimulação global, tratamento psicopedagógico e convivência social.

Ano de 2006 – Participação em Palestras, Formações Pastorais, Atuação direta junto ao Movimento Diocesano das Pessoas com deficiências, Entrevistas em Programas da Rádio Mensagem e Canção Nova, Colaboração na elaboração de cartilha de esclarecimento sobre a Pessoa com deficiência, Atuação na Organização, Planejamento e execução da Primeira Feira da Pessoa com Deficiência da Diocese de São José dos Campos.

De 2007 a 2010 – Continuação de todo trabalho de Evangelização, ora em participação aos catequizandos nos momento dos encontros catequéticos, ora em orientação psicológica ou de espiritualidade às famílias, ora em eventos e/ou celebrações na paróquia. Também realizamos formações de espiritualidade para a equipe de agentes do grupo e continuação do trabalho de ação social através do Projeto de Estimulação a Pessoas com deficiências que acontece diariamente no Espaço Vem ser Feliz Clínica Psicológica.

Maria Angelita - psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário