MISSÃO - VISÃO - VALORES - ATUAÇÃO - RESPONSÁVEIS

Nossa Missão: Viver o Evangelho, de maneira a testemunhar nosso Amor e dedicação às Pessoas com Deficiências, visando a inclusão social em todo e qualquer segmento: na família, escola, igreja, trabalho, e comunidade em geral.





Nossa Visão: Que toda pessoa com deficiência venha a ser reconhecida como filha de Deus, que nos criou segundo Sua Imagem e Semelhança, e que por isso, seja digna e merecedora das Bênçãos e Graças deste Deus Uno e Trino.





Nossos Valores: Ética e compromisso Cristão, estudo e aprofundamento nos ensinos da Doutrina Católica Apostólica Romana, estudo e discernimento quanto às ciências que buscam a valorização da vida.





Nossa Atuação: Encontros de Formação Espiritual e Pessoal; Reflexões de Crescimento Espiritual; Participação e Atuação nas liturgias; Catequese Especial e de Inclusão; Atuação Profissional, com fins Terapêuticos e de Estimulação.





Responsável: Maria Angelita - psicóloga/Coordenadora. CRP 06/22728-5.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A TRADIÇÃO DA PAÇOCA NA QUARESMA - por Angelita

A Tradição católica, ou a Tradição Apostólica, é a autoridade e ação contínua da Igreja Católica (mais concretamente do seu Magistério), que através dos apóstolos e da sucessão apostólica (os Papas e os Bispos), transmite "tudo aquilo que a igreja é e tudo quanto ela acredita", para todo o mundo desde o advento salvífico de Cristo até a atualidade. Esta ação contínua de "transmissão da mensagem de Cristo" (ou Evangelho) é feita "mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto e os escritos inspirados", para assegurar que os católicos vivem a fé de um modo fiel à Verdade revelada por Deus .(conf. Enciclopéia Wikipédia )

E assim, um dos principais momentos da tradição Católica, é a Quaresma: palavra que vem do latim (quadragésima) e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.

Dada sua importância e significação religiosa, todo Cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Esta prática iniciou-se cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, quando os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 D. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Para que o jejum pudesse ser realizado, sem prejuízo da saúde, o povo encontrou na paçoca um meio de abster-se de todo alimento, passando a fazer uso desta receita constituída de toda proteína, sal mineral, açúcar e gordura necessária na dieta diária. E por muitos anos, algumas regiões no Brasil, adotaram a paçoca como alimento no dia da penitencia.

O GRUPO VEM SER FELIZ, resgatando esta idéia de alimento completo, e buscando divulgar a tradição na quaresma, trouxe para seu Projeto de Culinária esta prática que já vem se solidificando como tradição em nosso trabalho.

Além do alimento em si, unimos alunos, funcionários, famílias, e comunidade em geral, desenvolvendo habilidades motoras, elaboração mental(conceitos de medida, quantidade, valores entre outros). E assim, conseguimos difundir os principais valores de inclusão, participação social e integração de nossos alunos portadores de deficiências, demonstrando o quanto cada um tem de habilidade e potencialidade de produção.

VENHA PARTICIPAR VOCÊ TAMBÉM DESTE PROJETO, AJUDANDO-NOS E ADQUIRINDO NOSSAS PAÇOCAS.

À VENDA EM NOSSA SEDE À Rua Bertioga, 354 Jardim Satélite Fone: (12) 3933 7929

Nenhum comentário:

Postar um comentário